EQUIPE ALTAMENTE QUALIFICADA EM DIAGNÓSTICOS
A equipe médica do CAMF é altamente capacitada e experiente na realização dos mais diversos exames de diagnóstico.
Juntamente com os demais profissionais de saúde que atuam no Centro, os médicos passam constantemente por atualizações, para assim operarem com precisão as mais variadas e modernas tecnologias disponíveis.
Junto a equipamentos de ultima geração, o capital humano do CAMF trabalha para que seu diagnóstico seja rápido e preciso.
A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica, caracterizada tanto por uma deficiência quantitativa quanto qualitativa de osso.
A densitometria é a técnica mais atual para a medida da densidade mineral óssea e tornou-se “padrão ouro” para o diagnóstico de osteopenia, osteoporose e para uma variedade de aplicações clínicas e de pesquisa.
O procedimento é capaz de detectar a redução da massa óssea, ainda no início, o que auxilia no bom resultado do tratamento, que pode ser iniciado de forma precoce, evitando o risco de fraturas.
A densitometria pode avaliar a coluna lombar (PA e perfil), o fêmur proximal, o antebraço e o corpo inteiro com sua composição corporal.
É importante destacar que os aparelhos estão mais avançados a cada dia, o que faz o exame ser mais rápido, eficiente e seguro, devido à baixa taxa de radiação.
Geralmente, os médicos indicam a densitometria óssea para mulheres acima dos 65 anos e homens acima de 70 anos. Mas é importante ressaltar que existem muitas variantes, por isso ele pode ser indicado também para pessoas em outras faixas etárias.
Já para crianças e adolescentes, a densitometria óssea pode ser indicada para avaliar a massa óssea e o quanto de massa magra e gordura o paciente tem. Nesses casos a avaliação tem como base a coluna e o corpo inteiro.
Recomenda-se que a densitometria de controle seja feita sempre no mesmo equipamento, pois existem variações entre as máquinas e os operadores.
Lembre-se sempre:
Todos os exames têm indicações e contraindicações, por isso a consulta prévia com o médico da sua confiança é fundamental.
É preciso suspender os comprimidos de cálcio 24 horas antes do exame.
Os pacientes que realizaram exames radiológicos com contraste deverão aguardar, no mínimo, uma semana para agendar a densitometria óssea.
No dia do exame, é necessário vestir roupas que não tenham botão ou zíper para facilitar a aquisição da imagem.
Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas.
SEMPRE TRAGA SEUS EXAMES ANTERIORES PARA COMPARAÇÃO.